Em quem, então?

As eleições de 2018 não são como qualquer outra: existe a possibilidade de ser eleito um presidente de tendências fascistas. E, por isso mesmo, acabamos nos focando na eleição presidencial. Quando muito, pensamos em governador. O poder legislativo acaba ficando de lado. Mas não podemos esquecer que, seja lá quem for eleito, o presidente só governa se tiver apoio no congresso (vide o golpe parlamentar de 2016).

É compreensível que a gente acabe ignorando um pouco o legislativo, afinal são 13 candidatos ao Senado, até aí tudo bem, mas são quase 250 candidatos a deputado federal e mais de 400 (QUATROCENTOS!) para deputado estadual. Como saber em quem votar?

Foi pensando nisso que criamos esta página. Aqui você vai encontrar uma lista com as candidaturas catarinenses de esquerda ao poder legislativo, com seus respectivos números e um resumo de suas trajetórias e propostas.

Para facilitar, dividimos em cargos.


Senador ou Senadora

Diferente dos deputados e deputadas, os senadores e senadoras são eleitos pelo voto majoritário, ou seja é eleito quem recebe mais votos. Este ano, são duas vagas, então entram os dois mais votados. A função do senador é representar o estado em Brasília (diferente do deputado federal, mas a gente já vai chegar lá), além de propor, discutir, modificar e votar leis para todo o país. Ou seja, o importante é votar em alguém que tenha ideias parecidas com as suas, já que ele vai poder tentar transformar estas ideias em leis federais.

Clique aqui para conhecer os candidatos de esquerda para o Senado.


Deputado ou Deputada Federal

A eleição para a Câmara Federal se dá por meio do sistema de voto proporcional. É um cálculo relativamente complicado, mas neste texto tem uma explicação bem didática sobre o assunto, vale a pena conferir.

O deputado ou deputada federal é a pessoa que elabora, discute e vota leis federais. Diferente do que muitos deles fazem parecer durante a campanha, a função deles não é representar o estado pelo qual são eleitos. Portanto, o importante é escolher um candidato que fale abertamente sobre suas propostas e tenha ideias parecidas com as suas.

Clique aqui para conhecer os candidatos de esquerda para a Câmara Federal.


Deputado ou Deputada Estadual

A eleição para deputado estadual se dá da mesma forma que a de deputado federal, com a única diferença sendo que o número de vagas disponíveis é o total de deputados da câmara estadual (no caso de Santa Catarina, 40).

A função de um deputado ou deputada estadual é a mesma que do federal, mas agindo apenas no âmbito do estado. Estas são as pessoas que discutem e votam as leis estaduais. Mais uma vez, a função deles não é representar uma região ou cidade e sim defender assuntos que sejam do interesse do estado. Mais uma vez, é importante conhecer as ideias do candidato e votar naquele que defenda ideias que você concorde.

Clique aqui para conhecer os candidatos de esquerda a deputado estadual.


IMPORTANTE!

Este é um projeto em andamento, e o número de candidatos é muito grande, então é possível que falte algum. Se você perceber a ausência de alguém que você acha que deveria estar aqui, não hesite em entrar em contato com a gente para que a gente possa manter a lista atualizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *